domingo, 2 de setembro de 2007

1º post de verdade

Esta é uma matéria que escrevi na época que trabalhava para o site Superdownloads. Ela foi escolhida por um representante de uma revista de TI do Paraguai, e publicada.

O link original pode ser acessado por aqui.


Diferenças das nomenclaturas de CD's e DVD's

Devido a grande popularização de drives de CD e DVD nos últimos anos, surgiram novas tecnologias de acesso a dados e muitas pessoas ficam em dúvida ou às vezes nem sabem do que se trata.

Essa matéria irá mostrar algumas diferenças entre as nomenclaturas das mídias de CD e DVD à venda hoje no mercado. Veja as diferenças e compatibilidades na tabela abaixo.


As denominações "-" e "+" nos DVD-R, DVD+R, DVD-RW e DVD+ significam o padrão do DVD. O DVD-R segue os padrões do DVD Fórum (http://www.dvdforum.com/forum.shtml), já o DVD+R segue os padrões do DVD+RW Alliance (http://www.dvdrw.com).

Para o usuário final, essas diferenças de padrão não têm tanta infl uência, mas acredita-se que um DVD no formato "+" tenha uma arquitetura melhor. A única diferença que afeta o usuário final é que existem drives de DVD que lêem discos no formato "-" mas não o formato "+". Os drives de DVD atuais geralmente possuem suporte aos dois formatos, mas ainda existem drives que apenas lêem o formato "-".

Single e Dual Layer


Normalmente os DVDs possuem apenas uma camada reflexiva, esse tipo de disco é chamado de Single Layer ou DVD-5 (imagem abaixo).


1: Rótulo do CD
2: Camada de policarbonato, um termoplástico usado para moldar CDs e DVDs. Ele é usado por possuir as propriedades óticas e mecânicas necessárias.
3: Camada de união entre duas faces.
4: Camada refl exiva onde os dados são armazenados.




Tanto o DVD-R(W), +R(W) e -RAM possuem outras versões chamadas de Dual Layer (DL). O Dual Layer é um outro modo de produção de DVDs onde o disco possui mais de uma camada refl exiva (ou gravável), isso aumenta bastante o tamanho de armazenamento de um DVD.

Tipos de Dual Layer

Existem também diferentes tipos de Dual Layer que são chamados de DVD-9, DVD-10, DVD-14 e DVD-18 (imagem da esquerda).










DVD-9: Possui duas camadas e um lado, o outro lado é a impressão do fabricante. Sua capacidade é de 8.5 GB.

1: Rótulo do CD.
2: Camada de policarbonato, um termoplástico usado para moldar CDs e DVDs.Ele é usado por possuir as propriedades óticas e mecânicas necessárias.
3: Camada reflexiva onde os dados são armazenados.
4: Camada de união entre duas faces.
5: Camada semi-reflexiva onde os dados são armazenados.

DVD-10: Possui uma face de gravação para cada lado e uma camada por face, ou seja, o DVD não possui nenhuma imagem impressa em sua superfície. Sua capacidade é de 9.4 GB.

1: Camada de policarbonato, um termoplástico usado para moldar CDs e DVDs. Ele é usado por possuir as propriedades óticas e mecânicas necessárias.
2: Camada reflexiva onde os dados são armazenados.
3: Camada de união entre duas faces.
4: Camada semi-reflexiva onde os dados são armazenados.

Outros tipos (menos conhecidos) de DVD Dual Layer

DVD-14: Possui duas faces, uma com duas camadas e a outra com apenas uma. Este DVD também não possui nenhuma imagem impressa na superfície. Sua capacidade é de 13.2 GB.

DVD-18: Possui duas faces e duas camadas. Sua capacidade é de 17.1 GB.

E assim, termino esta matéria esperando que tenha ajudado a entender (pelo menos um pouco) as diferenças entre as nomenclaturas dos tipos e formatos de CD e DVD existentes.


Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário: